HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS DE DOENTES CRÔNICOS: RELATO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA
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Abstract
INTRODUÇÃO: As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) constituem o problema de saúde pública de maior magnitude no Brasil. Sendo integrantes desse grupo de doenças a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) que atingem elevado número da população adulta brasileira. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de ações educativas voltadas para pessoas que convivem com estas doenças deve ser dinâmico, capaz de proporcionar conhecimento e empoderamento relativos ao tratamento adequado e manutenção de hábitos de vida saudáveis. OBJETIVO: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento de atividade educativa lúdica enquanto ferramenta útil para estimular a promoção da alimentação saudável. MÉTODOS: Participaram da intervenção 12 pacientes com idade média de 55 anos, que faziam parte do grupo destinado a usuários com HAS e DM (HIPERDIA). A atividade foi desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Picos- PI. Os dados foram coletados durante a realização da experiência, destinada à montagem de pratos saudáveis com os recortes de imagens, que foram apresentados aos pacientes. RESULTADOS: Verificou-se dificuldade de adesão à prática da alimentação saudável devido a influência cultural dos participantes em fazer suas refeições com alimentos ricos em carboidratos, calorias e açúcares, entretanto, os mesmos foram orientados, esclareceram suas dúvidas, relataram suas dificuldades e foram instigados a buscar constantemente prazer pela manutenção de sua qualidade de vida e bem-estar. Outro ponto de destaque é a importância de aprender a adequar os conhecimentos repassados com a realidade da população, buscando fornecer informações e orientações que sejam possíveis de serem implementadas e cumpridas. CONCLUSÃO: Ao final da atividade educativa, percebeu-se a importância da realização de atividades desse tipo, tendo em vista que podem proporcionar ao público um momento de interação, distração, bem-estar, expressividade, bem como, diversificar o conhecimento e as práticas de hábitos saudáveis.
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