Percepções de estudantes da saúde sobre um projeto de extensão interprofissional em inovação no combate à COVID-19
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Abstract
INTRODUÇÃO: A extensão universitária é uma ferramenta que permite a difusão de conhecimentos extramuros institucionais, proporcionando formação profissional, social e pessoal do estudante através da interprofissionalidade durante a prática de educação em saúde e a pesquisa em inovação tecnológica, as quais potencializam estratégias para o enfrentamento de desafios complexos no cuidado integral à saúde, sobretudo em situações de ameaça global, como a vivenciada na pandemia da COVID-19. OBJETIVO: Analisar as perspectivas dos estudantes da área de saúde sobre os impactos em um projeto que envolve ensino-pesquisa-extensão, durante o combate a pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Estudo qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE de número 34812620430015569, com a participação de 11 estudantes de uma instituição de ensino superior em saúde. Sob a técnica de grupo focal, foi utilizado um roteiro com 8 perguntas abordando questões sobre educação e prática interprofissional colaborativa dentro do projeto. Após transcrição das gravações ocorreu a análise categórica das falas dos participantes. RESULTADOS: Emergiram 5 categorias temáticas envolvendo o combate a pandemia, acerca do protagonismo estudantil, vivência interprofissional, desenvolvimento de competências interprofissionais, combate às fake news e pesquisa científica em inovação em saúde. CONCLUSÃO: As novas dinâmicas experimentadas disparam a necessidade de um olhar inovador frente aos desafios na formação de profissionais da saúde, com mecanismos que reforcem o ensino vinculado à extensão universitária, à produção científica e às práticas colaborativas interprofissionais, baseadas em evidências, sobretudo quando relacionadas à COVID-19.
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