Percepções de estudantes da saúde sobre um projeto de extensão interprofissional em inovação no combate à COVID-19

Main Article Content

Carime Caroline Magalhães Oliveira
Rafaela Souza Albuquerque Lima Ramalho
Thais Carine Lisboa da Silva
Neciula de Paula Carneiro Porto Gomes

Abstract

INTRODUÇÃO: A extensão universitária é uma ferramenta que permite a difusão de conhecimentos extramuros institucionais, proporcionando formação profissional, social e pessoal do estudante através da interprofissionalidade durante a prática de educação em saúde e a pesquisa em inovação tecnológica, as quais potencializam estratégias para o enfrentamento de desafios complexos no cuidado integral à saúde, sobretudo em situações de ameaça global, como a vivenciada na pandemia da COVID-19. OBJETIVO: Analisar as perspectivas dos estudantes da área de saúde sobre os impactos em um projeto que envolve ensino-pesquisa-extensão, durante o combate a pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Estudo qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE de número 34812620430015569, com a participação de 11 estudantes de uma instituição de ensino superior em saúde. Sob a técnica de grupo focal, foi utilizado um roteiro com 8 perguntas abordando questões sobre educação e prática interprofissional colaborativa dentro do projeto. Após transcrição das gravações ocorreu a análise categórica das falas dos participantes. RESULTADOS: Emergiram 5 categorias temáticas envolvendo o combate a pandemia, acerca do protagonismo estudantil, vivência interprofissional, desenvolvimento de competências interprofissionais, combate às fake news e pesquisa científica em inovação em saúde. CONCLUSÃO: As novas dinâmicas experimentadas disparam a necessidade de um olhar inovador frente aos desafios na formação de profissionais da saúde, com mecanismos que reforcem o ensino vinculado à extensão universitária, à produção científica e às práticas colaborativas interprofissionais, baseadas em evidências, sobretudo quando relacionadas à COVID-19.

Article Details

How to Cite
Oliveira, C. C. M., Ramalho, R. S. A. L., da Silva, T. C. L., & Gomes, N. de P. C. P. (2022). Percepções de estudantes da saúde sobre um projeto de extensão interprofissional em inovação no combate à COVID-19. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 1084–1088. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.1084-1088
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Carime Caroline Magalhães Oliveira, Graduanda em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Graduanda em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Rafaela Souza Albuquerque Lima Ramalho, Fisioterapeuta pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Fisioterapeuta pela Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

Thais Carine Lisboa da Silva, Doutorado em odontologia clínica integrada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutorado em odontologia clínica integrada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Neciula de Paula Carneiro Porto Gomes, Pós-doutorado em Interprofessional Healt Education & Research na Western – Ontario/Canadá

Pós-doutorado em Interprofessional Healt Education & Research na Western – Ontario/Canadá

References

BRÊTAS, J.R.D.S.; PEREIRA, S.R. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção à saúde. University extension project: a venue for professional qualification and health promotion. Trab.educ.saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2007.

COSTA, M.V.; AZEVEDO, G.D.; VILAR, M.J.P. Institutional aspects for the adoption of Interprofessional Education in nursing and medical training. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. especial 1, p.64-67, 2019.

LAB, Trad. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777- 796, 2009.

LORENZETTI, J.; TRINDADE, L.D.L.; PIRES, D.E.P.; RAMOS, F.R.S. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 432-439, 2012.

MELLAN, Thomas A et al. Report 21: Estimating COVID-19 cases and reproduction number in Brazil. Imperial College, London, 2020.

PALÁCIO, M.A.V.; TAKENAMI, I. Em tempos de pandemia pela COVID-19: Desafios para a educação a saúde. Vigil. sanit. debate, INCQS-FIOCRUZ, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020.

OLIVEIRA, D.C.; GERHARDT, T.E. .O primeiro Curso Aberto, On-line e Massivo (Mooc) sobre Covid-19 e iniquidades no Brasil: potências da saúde coletiva no enfrentamento da infodemia e das fake news. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. especial 1; p.105-118, 2022.

SILVA, J.G.; BRANCO, J.G.O.; CALLOU FILHO, C.R.; ABDON, A.P.V.; SILVA, C.A.B.; BRILHANTE, A.V.M. Concepções de adultos e idosos brasileiros sobre a pandemia da Covid-19 e suas interfaces sociais e políticas. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v.46, n.1, p.78-92, 2022.

ZARACOSTAS, J. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020.