ATENÇÃO TERCIÁRIA COMO CAMPO DE APRENDIZADO PARA RESIDENTES MÉDICOS-VETERINÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Antoniel de Oliveira Alves
Klessiany Soares Rodrigues
Lígia de Carvalho Martins
Vinícius de Moraes Siqueira

Abstract

INTRODUÇÃO: A Residência Multiprofissional em Saúde é uma modalidade de pós-graduação importante para a formação de profissionais de saúde que estejam em harmonia com os princípios e diretrizes do SUS. A ESP-Ce possui um Programa de Residência Integrada em Saúde de recebeu, pela primeira vez, no ano de 2020, médicos-veterinários como profissionais componentes das equipes de residência em saúde da família e comunidade. Isso trouxe uma série de desafios relacionado ao perfil do egresso cuja formação envolvia formação desses profissionais na atenção terciária. OBJETIVO: relatar a experiência de Médicos-Veterinários residentes da ESP-Ce sendo inseridos no contexto hospitalar como campo de aprendizado prático e teórico-prático. MÉTODOS: Dois residentes médicos-veterinários, residentes da Saúde da Família e Comunidade da ESP-Ce, dedicaram uma carga horária de 240 horas para o percurso de rede de urgência e emergência, que consiste em um período de formação de imersão do residente na atenção hospitalar. RESULTADOS: os residentes conseguiram atuar de forma diversa, sendo um campo rico de aprendizado relacionado a acidentes e agravos envolvendo direta ou indiretamente animais, tendo destaque o cuidado do paciente na atenção terciaria, diagnóstico e tratamento de pacientes acometido por zoonoses, além de integração de redes de cuidado no SUS. CONCLUSÃO: redes de saúde a nível hospitalar tem um potencial imenso de ser um campo de aprendizado, não apenas de como o veterinário pode atuar, mas também como os diferentes níveis de atenção podem se relacionar para ter sucesso em garantir a integralidade de pacientes acometidos por doenças ou agravos que envolvam direta ou indiretamente animais.

Article Details

How to Cite
Alves, A. de O., Rodrigues, K. S., Martins, L. de C., & Siqueira, V. de M. (2022). ATENÇÃO TERCIÁRIA COMO CAMPO DE APRENDIZADO PARA RESIDENTES MÉDICOS-VETERINÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 236–242. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.236-242
Section
Comunicação Oral
Author Biographies

Antoniel de Oliveira Alves, Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Fortaleza – ESP-Ce

Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Fortaleza – ESP-Ce

Klessiany Soares Rodrigues, Acessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Acessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

Lígia de Carvalho Martins, Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Fortaleza – ESP-Ce

Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública de Fortaleza – ESP-Ce

Vinícius de Moraes Siqueira, Residente em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará-UECE

Residente em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará-UECE

References

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