ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE PODCAST SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

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Carlos Henrique de Oliveira
Iorana Candido da Silva
Maria Rayssa do Nascimento Nogueira
Antonio Aglailton Oliveira Silva
Marcos Nascimento dos Santos
Larissa Deadame de Figueiredo Nicolete

Abstract

INTRODUÇÃO: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas eficazes na divulgação de conteúdos educacionais possibilitando distribuir informações de qualidade embasados em conhecimentos científicos de forma rápida e fácil. Nesse cenário, o podcast destaca-se como um modelo de TIC com potencial ferramenta para divulgar informações em saúde de forma ampla, on-line e gratuita. OBJETIVO: Verificar a eficácia do podcast como uma ferramenta de educação em saúde para universitários, bem como analisar o perfil dos ouvintes. MÉTODO: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, oriundo do desenvolvimento de Podcast como uma TIC, para compartilhar educação em saúde sobre câncer de mama que afeta a população feminina nas mídias sociais durante a pandemia. O podcast foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: 1- Busca na literatura científica; 2- Elaboração dos roteiros; 3- Gravação; 4- Edição; 5- Publicação; 6- Divulgação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O podcast alcançou 243 reproduções desde o seu lançamento, teve/tem duração de 10 minutos e 16 segundos na plataforma Anchor. A maioria dos ouvintes foi do sexo masculino (60%), seguido do sexo feminino (30%). Prevaleceu a faixa etária de 23-27 anos, seguido dos que englobam a faixa de 18-22 anos. Foram realizadas algumas pesquisas no Brasil, como a Abpod (2019) e a Ibope (2019), e em ambas foi constatado que o público em sua maioria é masculino e jovem. No entanto, enquanto que a Abpod (2019) indica que os jovens entre 25-29 anos são mais engajados, o Ibope (2019) diz que são os de 16-24 anos. CONCLUSÃO: O podcast é um excelente veículo para disseminar conhecimento de forma acessível ao público jovem, desde que o conteúdo a ser abordado seja bem articulado a fim de contemplar a todos os ouvintes com o intuito de garantir a compreensão do público em geral.

Article Details

How to Cite
de Oliveira, C. H., da Silva, I. C., Nogueira, M. R. do N., Oliveira Silva, A. A., dos Santos, M. N., & Nicolete, L. D. de F. (2022). ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE PODCAST SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 625–630. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.625-630
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Carlos Henrique de Oliveira, Graduando em Farmácia pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro- brasileira – UNILAB

Graduando em Farmácia pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro- brasileira – UNILAB

Iorana Candido da Silva, Residente em Enfermagem com ênfase em Urgência e Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Residente em Enfermagem com ênfase em Urgência e Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará

Maria Rayssa do Nascimento Nogueira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Antonio Aglailton Oliveira Silva, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Marcos Nascimento dos Santos, Graduando em Enfermagem pela Universidade Tiradentes - UNIT

Graduando em Enfermagem pela Universidade Tiradentes - UNIT

Larissa Deadame de Figueiredo Nicolete, Professora da Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

Professora da Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB

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