ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE PODCAST SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
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Abstract
INTRODUÇÃO: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas eficazes na divulgação de conteúdos educacionais possibilitando distribuir informações de qualidade embasados em conhecimentos científicos de forma rápida e fácil. Nesse cenário, o podcast destaca-se como um modelo de TIC com potencial ferramenta para divulgar informações em saúde de forma ampla, on-line e gratuita. OBJETIVO: Verificar a eficácia do podcast como uma ferramenta de educação em saúde para universitários, bem como analisar o perfil dos ouvintes. MÉTODO: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, oriundo do desenvolvimento de Podcast como uma TIC, para compartilhar educação em saúde sobre câncer de mama que afeta a população feminina nas mídias sociais durante a pandemia. O podcast foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: 1- Busca na literatura científica; 2- Elaboração dos roteiros; 3- Gravação; 4- Edição; 5- Publicação; 6- Divulgação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O podcast alcançou 243 reproduções desde o seu lançamento, teve/tem duração de 10 minutos e 16 segundos na plataforma Anchor. A maioria dos ouvintes foi do sexo masculino (60%), seguido do sexo feminino (30%). Prevaleceu a faixa etária de 23-27 anos, seguido dos que englobam a faixa de 18-22 anos. Foram realizadas algumas pesquisas no Brasil, como a Abpod (2019) e a Ibope (2019), e em ambas foi constatado que o público em sua maioria é masculino e jovem. No entanto, enquanto que a Abpod (2019) indica que os jovens entre 25-29 anos são mais engajados, o Ibope (2019) diz que são os de 16-24 anos. CONCLUSÃO: O podcast é um excelente veículo para disseminar conhecimento de forma acessível ao público jovem, desde que o conteúdo a ser abordado seja bem articulado a fim de contemplar a todos os ouvintes com o intuito de garantir a compreensão do público em geral.
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