PROJETO SAÚDE EM CENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SIMULAÇÃO REALÍSTICA
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Abstract
INTRODUÇÃO: A utilização da simulação realística tem crescido nas instituições de ensino brasileiras, especialmente no campo da saúde, por tratar-se de um método ativo que permite o treinamento em condições próximas às reais. Não obstante, além de participar ativamente nas atividades simuladas, conhecer a estrutura e formas de aplicação pode ser um ponto-chave para o desenvolvimento nos serviços de saúde e ambientes de ensino. OBJETIVO: Relatar a experiência da organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística por acadêmicos de enfermagem, tendo como público graduandos de enfermagem, engenharia de alimentos e pedagogia. A oficina aconteceu por meio da plataforma Google Meet, no dia 13 de maio de 2022 e teve duração de duas horas. O momento foi ministrado por um enfermeiro com ampla experiência na área e teve como objetivo a qualificação de integrantes do Projeto de Extensão Saúde em Cena. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram do evento 15 discentes. Percebeu-se neste grupo universitário, por meio do feedback positivo dos participantes, o aperfeiçoamento do conhecimento referente às simulações realísticas, aos tipos de cenário e ao método de debriefing. Sob tal prisma, é possível perceber que houve contribuições relacionadas à qualificação dos integrantes do Projeto, tornando-os mais capacitados para atuar na prática das simulações ligadas à educação em saúde. Para os discentes organizadores, além do aprendizado adquirido pelo conteúdo ministrado, foram aperfeiçoadas habilidades de organização, liderança e trabalho em equipe, características fundamentais para o futuro exercício da profissão. CONCLUSÃO: Através da aplicação da capacitação, pôde-se observar que os acadêmicos conquistaram um maior conhecimento e habilidades em relação à prática da implementação e aplicabilidade da simulação realística, tornando esta em uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem.
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