PROJETO SAÚDE EM CENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

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Vitória Talya dos Santos Sousa
Rayara dos Santos Freitas
Maria Juliana Nobre da Silva Batista
Breno Sousa Bandeira
Luana Bernardo Bezerra da Silva
Patrícia Freire de Vasconcelos

Abstract

INTRODUÇÃO: A utilização da simulação realística tem crescido nas instituições de ensino brasileiras, especialmente no campo da saúde, por tratar-se de um método ativo que permite o treinamento em condições próximas às reais. Não obstante, além de participar ativamente nas atividades simuladas, conhecer a estrutura e formas de aplicação pode ser um ponto-chave para o desenvolvimento nos serviços de saúde e ambientes de ensino. OBJETIVO: Relatar a experiência da organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a organização de uma oficina de capacitação sobre simulação realística por acadêmicos de enfermagem, tendo como público graduandos de enfermagem, engenharia de alimentos e pedagogia. A oficina aconteceu por meio da plataforma Google Meet, no dia 13 de maio de 2022 e teve duração de duas horas. O momento foi ministrado por um enfermeiro com ampla experiência na área e teve como objetivo a qualificação de integrantes do Projeto de Extensão Saúde em Cena. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram do evento 15 discentes. Percebeu-se neste grupo universitário, por meio do feedback positivo dos participantes, o aperfeiçoamento do conhecimento referente às simulações realísticas, aos tipos de cenário e ao método de debriefing. Sob tal prisma, é possível perceber que houve contribuições relacionadas à qualificação dos integrantes do Projeto, tornando-os mais capacitados para atuar na prática das simulações ligadas à educação em saúde. Para os discentes organizadores, além do aprendizado adquirido pelo conteúdo ministrado, foram aperfeiçoadas habilidades de organização, liderança e trabalho em equipe, características fundamentais para o futuro exercício da profissão. CONCLUSÃO: Através da aplicação da capacitação, pôde-se observar que os acadêmicos conquistaram um maior conhecimento e habilidades em relação à prática da implementação e aplicabilidade da simulação realística, tornando esta em uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem.

Article Details

How to Cite
Sousa, V. T. dos S., Freitas, R. dos S., Batista, M. J. N. da S., Bandeira, B. S., da Silva, L. B. B., & de Vasconcelos, P. F. (2022). PROJETO SAÚDE EM CENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SIMULAÇÃO REALÍSTICA. Brazilian Journal of Case Reports, 2(Suppl.3), 644–649. https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.644-649
Section
Pôster Simples
Author Biographies

Vitória Talya dos Santos Sousa, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Rayara dos Santos Freitas, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Maria Juliana Nobre da Silva Batista, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Breno Sousa Bandeira, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Luana Bernardo Bezerra da Silva, Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduando em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Patrícia Freire de Vasconcelos, Doutora em Cuidados Clínicos em Saúde, Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

Doutora em Cuidados Clínicos em Saúde, Docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

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