CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE ACERCA DE VACINAÇÃO
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Abstract
INTRODUÇÃO: O conhecimento vacinal dos futuros profissionais da saúde é fundamental para a imunização da população de um país. OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos acadêmicos dos cursos da saúde de uma universidade pública sobre vacinação, comparando os anos iniciais do curso e anos finais de formação. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, transversal, realizado com os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram obtidos através de questionários com perguntas relacionadas ao tema vacinação e usados no programa estatístico Stata 16. Participaram desta pesquisa 113 participantes, do total de 549 alunos matriculados. RESULTADOS: O grupo com maior porcentagem de acertos no questionário foram os acadêmicos do 2° ao 5° ano com 39,4% e 41,4% de acertos contra 34,4% de acertos dos acadêmicos do 1° de curso. Esse mesmo grupo também não soube responder grande parte das perguntas, 47,2% a 10,0% do grupo dos anos finais do curso. DISCUSSÃO: Os acadêmicos em anos finais do curso possuem maior conhecimento vacinal que os estudantes de anos iniciais do curso, o que aponta a influência da academia no conhecimento dos profissionais da saúde ao longo da formação acadêmica. CONCLUSÃO: A pesquisa permitiu concluir que o conhecimento vacinal na formação acadêmica deve estar presente no decorrer de toda grade curricular dos cursos da saúde, sendo de extrema importância para a capacitação dos futuros profissionais.
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