ENGAJAMENTO SOCIAL E O USO DA REDE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO REFLEXIVO
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A internet vem assumindo importante papel na vida dos seres humanos, e assim a expansão do seu uso está evidenciada no dia a dia da sociedade. Usamos nossos smartphones para praticamente tudo, inclusive para acesso ao banco, pagamento de contas, compras virtuais, leituras diversas, acompanhamento de notícias em tempo real e entretenimento variados, além de outros. Diante do exposto a enfermagem pode agarrar-se a esta poderosa ponte de comunicação para disseminação de conhecimentos relevantes aos seus pares bem como a diversas pessoas a quem possa interessar a informação. OBJETIVO:O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento virtual sobre uso de redes sociais no âmbito da enfermagem como ferramenta de ensino e aprendizagem em uma rede social comumente utilizada nos dias atuais. MÉTODOS: Foi realizado levantamento na rede social Instagram para busca de páginas que tratassem de temas relevantes ao ensino e aprendizagem da enfermagem usando como descritor a palavra enfermagem e elencado as páginas que apresentaram conteúdo científico relevante a profissão. RESULTADOS: De acordo com o levantamento realizado sessenta e uma páginas foram localizadas pelo descritor sugerido, dentre elas trinta e duas apresentavam temas relevantes de ensino e aprendizagem. CONCLUSÃO: Diante do presente levantamento podemos observar que as páginas vinculadas ao título “enfermagem” ainda se encontram bem escarças e ficam mais escarças quando vinculadas a temas relevantes de ensino que possam ajudar aos participantes da página com seu engrandecimento profissional. Assim, finalizamos dizendo que acreditamos na capacidade da enfermagem na criação de conteúdos oportunos e confiáveis para a internet e confiamos no seu potencial criativo de trazer informação segura faz-se necessário o empoderamento deste território de desbravamento das redes cada dia mais.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
ANDRADE D. M.C.; LEAL H. M. S. Análise de redes sociais: uma proposta metodológica para a pesquisa em saúde e na enfermagem. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, nov/dez n.23(6), p.852-5. 2015. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/14861. Acesso em: 25 de ago de 2022.
AZEVEDO, A. V. S ; SILVA, M. A ; REIS, T. C. M. Promoção da saúde no contexto das redes sociais significativas. Nova perspect. sist., São Paulo, v. 28, n. 63, p. 55-66. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010478412019000100005&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 09 set de 2022.
JUNQUEIRA, L. A. P.; CAMPOS, M. do A.; SILVA, M. de F.; BARBOSA, R. P. Redes sociais e relações de poder na enfermagem: estudo de caso em um hospital municipal. Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba, n.17(3), p.148–158, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/24413. Acesso em: 25 de ago de 2022.