COMPARAÇÃO ENTRE O FEITO DO PLASMA ATMOSFÉRICO A FRIO E O LASER DE BAIXA INTENSIDADE SOBRE A CICATRIZAÇÃO DE FERID PORQUINHOS DA ÍNDIA
Main Article Content
Abstract
INTRODUÇÃO: A cicatrização de feridas é um processo complexo que envolve a organização de células, sinais químicos e matriz extracelular objetivo de reparar o tecido. Didaticamente esse processo costuma ser dividido em três fases: inflamatória, proliferativa e de remodelação plasma atmosférico a frio (CAP) e o laser de baixa potência (LLLT) são duas tecnologias inovadoras utilizadas no processo de cicatrização. OBJETIVO: Comparar as duas técnicas na cicatrização de feridas cirúrgicas em porquinhos da índia. MÉTODOS: Foram feitas três feridas cirúrgicas em porquinhos da índia, sendo uma funcionando como controle, uma tratada com o CAP e outra tratada com o LLLT. No período de 3, 7 e 14 dias após a execução das feridas, os animais foram submetidos à avaliação macroscópica qualitativa a partir da avaliação das lâminas elaboradas. RESULTADOS: As feridas tratadas com CAP e LLLT apresentaram maior taxa de retração em relação ao controle nos dias 03 e 07, no entanto não houve diferença significativa no dia 14. Em relação à avaliação microscópica, as amostras tratadas com o CAP obtiveram redução significativa do tecido de granulação e maior organização celular, em menor tempo. CONCLUSÃO: O tratamento com o CAP e o LLLT apresentou melhores resultados quando comparados ao controle. Na comparação entre os tratamentos, o CAP mostrou promover uma maior reorganização celular em menor tempo.
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
References
None.