O AUTOCUIDADO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O autocuidado é conceito que vem crescendo na contemporaneidade, visto que é algo essencial para promover a saúde física e mental do sujeito. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de um projeto acadêmico com o tema autocuidado, realizado em uma Instituição de Ensino superior localizada em Fortaleza-CE, sob iniciativa acadêmica em parceria com corpo técnico da instituição. MÉTODOS: Este estudo teve como método a organização de temas diversos como oficinas e palestras para trabalhar o autocuidado físico e mental em discentes e trabalhadores de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza- CE, no período de outubro a novembro de 2019. RESULTADOS: No decorrer do projeto pôde-se analisar a integração do corpo estudantil, a alta adesão destes a atividades propostas e a aprovação destes apontadas por feedbacks positivos. CONCLUSÃO: Assim, é possível concluir que existe a necessidade real de que projetos como o descrito façam parte do calendário acadêmico das instituições de ensino.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
ALMEIDA, M. O comportamento de autocuidado e a prevenção em saúde mental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2019. Organização Pan-Americana da Saúde. Indicadores de Saúde. Considerações conceituais e operacionais. Washington, DC: OPAS; 2018.
OREM, D. E. Nursing: Concepts of practice. 4. ed. Saint. Louis, Mosby, 1991.
VANDENBERGHE, L; ASSUNÇÃO, B. Concepções de mindfulness em Langer e Kabat-Zinn: um encontro da ciência Ocidental com a espiritualidade Oriental. Contexto Clínico, vol.2 São Leopoldo, dez.2009.
VANDENBERGHE, L; SOUSA, A., C., A. Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, vol.2 Rio de Janeiro, jun. 2006.