CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO DE APOIO EM SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: A COVID-19 mudou drasticamente a vida das pessoas, apesar do impacto negativo na saúde mental, as instituições e o público em geral continuaram a praticar o distanciamento social na esperança de rápido retorno à normalidade, devido ao não retorno o uso da tecnologia se tornou algo ainda mais frequente na atualidade, sendo utilizada como ferramenta para informação e educação dos usuários. OBJETIVO: Construir um aplicativo de apoio em saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19. MÉTODOS: Trata-se de um estudo metodológico, no qual para a realização estratificou-se os processos em três categorias, sendo: diagnóstico situacional da produção científica, diagnóstico situacional da produção tecnológica e desenvolvimento do aplicativo. O estudo tem parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 4.152.388. RESULTADOS: O aplicativo recebeu o nome de “Aconchego” e sua versão final resultou em 105 telas, distribuídas nos menus: menu inicial, telas de apoio, telas de avaliações e tela de registros. Os menus foram selecionados com base nas recomendações encontradas na narrative review descrita no método, bem como na disposição de funções para que o usuário tenha facilidade de acesso e uso. CONCLUSÃO: O aplicativo foi desenvolvido com êxito e sua versão final reuniu diversas informações e recursos para auxiliar no apoio ao cuidado em saúde mental, com possibilidades de acompanhamento pelo usuário de sua situação, através dos mecanismos de apoio e avaliação quanto ao suporte e ajuda.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
ABRIL BRANDED CONTENT – ABC. Saúde Mental: faça o quiz e descubra se você sabe cuidar da sua. Veja Saúde. 30 out. 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quiz-voce-cuida-da-saude-mental-da-mesma-forma-que-da-fisica/. Acesso em: 24 ago 2022. DE SOÁREZ, P. C. et al. Tradução para português brasileiro e validação de um questionário de avaliação de produtividade. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 22, n. 1, p. 21-8, 2007. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2007.v22n1/21-28/. Acesso em: 24 jul 2022. CUCINOTTA, D.; VANELLI, M. WHO Declares COVID-19 a Pandemic. Acta Biomed, [S. l.], v. 91, n. 1, p. 157-160, 2020. DOI: https://doi.org/10.23750/abm.v91i1.9397. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7569573/. Acesso em: 24 ago. 2022. DUNSTER, G.P.; SWENDSEN, J.; MERIKANGAS, K.R. Real-time mobile monitoring of bipolar disorder: a review of evidence and future directions. Neuropsychopharmacology, [S. l.], v. 46, n.1, p, 197-208, 2021. DOI: https://doi.org/10.1038/s41386-020-00830-5. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41386-020-00830-5. Acesso em: 24 ago. 2022. MARIANO, A.M.; DIAZ, L.F.A. A importância da aceitação e uso da tecnologia em aplicativos de mobilidade urbana: contribuições da literatura científica. In: VII Congresso Brasileiro CONBRE-PRO, 2017, Ponta Grossa. Resumos [...]. Ponta Grossa: Associação Paranaense de Engenharia e Produção, 2017. PATIAS, N.D. et al. Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) - Short Form: Adaptação e Validação para Adolescentes Brasileiros. Psico-USF, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 459-469. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712016210302. Disponível em: https://www.sci-elo.br/j/pusf/a/CtJv6LTmfYxKfXzmP4j6q5g/?lang=pt. Acesso em: 24 ago. 2022. PRETORIUS, C.; CHAMBERS, D.; COYLE, D. Young People’s Online Help-Seeking and Mental Health Difficulties: Systematic Narrative Review. Journal of Medical Internet Research, [S. l.], v. 21, n. 11, p. e13873, 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/13873. Disponível em: https://www.jmir.org/2019/11/e13873/. Acesso em 24 ago. 2022. ZHANG, Y. et al. Mental Health Problems during the COVID-19 Pandemics and the Mitigation Ef-fects of Exercise: A Longitudinal Study of College Students in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 17, n. 10, p. 3722, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17103722. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/10/3722. Acesso em: 25 ago. 2022.