CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO INTERATIVO NA ÀREA DE SAÚDE MENTAL E DROGAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
INTRODUÇÃO: O consumo abusivo e problemático de drogas pode influenciar de forma decisiva no processo de saúde-doença mental dos usuários e de suas famílias. Diante desse contexto, inserem-se também os aspectos relacionados ao suicídio que, por sua vez, se caracteriza como o ato intencional de um indivíduo para extinguir sua própria vida. OBJETIVO: construir e validar um jogo interativo para dispositivos móveis, como tecnologia educativa para prevenção ao uso de drogas e suicídio. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de desenvolvimento tecnológico, desenvolvido em duas etapas: construção e validação, no período de setembro de 2019 a março de 2021. Utilizou-se de oficinas e reuniões sistemáticas mediadas pela metodologia do Designer Instrucional Contextualizado para construção do jogo SerTão Bom. Para a segunda etapa utilizou-se do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para validação do conteúdo e aparência junto aos especialistas em saúde mental e em informática, com organização dos dados em planilhas no Excel. RESULTADOS: Definiu-se o nome do jogo correspondente a “SerTão Bom”. Trata-se, portanto, de um jogo estilo quiz, com total de 196 perguntas, disponível off-line para sistema Android, desenvolvido por meio do programa Unity em formato 2D. CONCLUSÃO: O jogo interativo SerTão Bom tem contribuído com a promoção e cuidado em saúde mental já que é uma ferramenta que leva conhecimento sobre as drogas, redução de danos e risco de suicídio.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
AGUILAR, I. A. ARSTUDIO 2.0: um sistema de estúdio virtual para geração de conteúdo midiático baseado no motor de jogos Unity3D. Orientador: Antonio Carlos Sementille. 2017. 116 p. Dissertação de Mestrado Profissional (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIA E TECNOLOGIA) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru - SP, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151188. Acesso em: 24 ago. 2022.
COSTA, A. C. S.; MARCHIORI, P. Z. Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 44-65, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p44-65. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89912. Acesso em: 24 ago. 2022.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: Pesquisa TIC Domicílios, ano 2019. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2019/individuos/
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ROCHA, F. S. et al. USO DE APPS PARA A PROMOÇÃO DOS CUIDADOS À SAÚDE. Anais do Seminário Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde, Bahia, n. 2017, 30 jul. 2017. Artigos, p. 1-10. Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/3832. Acesso em: 24 ago. 2022.