O PAPEL DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ANÁLISE CLÍNICA E RADIOGRÁFICA NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A identificação humana é um processo baseado na comparação de dados ante mortem e dados post mortem, que tem o objetivo de individualizar um indivíduo. A Odontologia Legal é uma das áreas das ciências forenses, que utiliza as análises integradas de processos anatômicos, dentários e craniometria, sendo possível sua contribuição em âmbito criminal, quando há corpos sem identificação. O objetivo do presente trabalho foi revisar a literatura sobre o papel do cirurgião-dentista na análise clínica e radiográfica na identificação humana. A busca de dados foi realizada na plataforma PubMed através dos descritores ¨Forensic Dentistry¨ and ¨Forensic Anthropology¨ and ¨Radiography¨ and ¨Dental¨ onde foram encontrados 75 artigos dos últimos 5 anos. Após uma leitura criteriosa dos resumos, restaram 10 artigos para a elaboração do presente trabalho. A utilização dos exames radiográficos destacou-se em comparação a análise clínica, mas em todos os estudos foi observado que se complementam para uma melhor resolução dos casos na identificação humana. Estruturas dentárias como esmalte, dentina, polpa e cemento apresentam
características individualizadoras que auxiliam na identificação humana, como modificações causadas nos elementos dentários por tratamentos odontológicos. Em suma, a participação do cirurgião-dentista na identificação exige do profissional conhecimentos clínicos e radiográficos, uma vez que pode acarretar importantes desdobramentos criminais, securitários e previdenciários.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
Não se aplica.