HIPOMINERALIZAÇÃO MOLAR-INCISIVO EM PACIENTE PEDIÁTRICO: RELATO DE CASO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Introdução: A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é uma displasia no esmalte dentário de origem sistêmica que afeta um ou mais molares e incisivos permanentes. Clinicamente, apresenta o esmalte dentário com opacidades demarcadas e translucidez
anormal com coloração que varia do branco ao castanho em molares, e em incisivos permanentes ocorre exposição de dentina, causando desconforto estético e dor. Essas alterações do esmalte dentário aumentam o risco de lesões de cáries e hipersensibilidade. O tratamento da HMI varia desde uma aplicação tópica de flúor, restaurações ou até mesmo extrações dos dentes afetados dependendo da severidade de cada caso. O diagnóstico precoce e o conhecimento sobre as características favorecem a escolha do tratamento mais adequado e minimizam danos aos tecidos duros, assim, seguindo o protocolo da Odontologia minimamente invasiva. Objetivo: Relatar caso clínico quanto a conduta clínica acerca da hipomineralização molar-incisivo em paciente pediátrico. Relato de caso clínico: uma criança de 07 anos de idade com hipomineralização molar incisivo, cujo o plano de tratamento incluiu medidas educativas, preventivas e curativas e estética, além da utilização de laserterapia. Conclusão: A conclusão deste estudo é que dentes afetados pela hipomineralização molar incisivo necessitam de um diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo para que o tratamento possa ser adequado e que o dentes possam ser mantidos na cavidade oral com saúde e integridade.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors retain the copyright of their articles and grant the journal the right of first publication under the Creative Commons Attribution (CC BY) license, which allows others to share and adapt the work with proper attribution.
Referências
Não se aplica.